Lugares para conhecer no Brasil: 8 cidades turísticas que você deve visitar

lugares para conhecer no Brasil

Uma das coisas que não nos faltam são lugares para conhecer no Brasil. Até porque quando falamos de turismo podemos encher o peito de orgulho do nosso belo país. Ele é rico nas suas festas, na diversidade de culturas, na culinária e também dos pontos turísticos.

No nosso território temos passeios para todos os gostos: seja a sua preferência praias, piscinas naturais, parques, escaladas ou trilhas. Então aqui estão algumas sugestões para sua lista de viagens nacionais.

Curitiba – PR

lugares para conhecer no Brasil:jardim botânico - curitiba

Image by Jerzy Andrzej Kucia from Pixabay

Nada como uma cidade organizada, limpa e com muito verde. Curitiba é bem preparada para receber turistas e é cheia de atrações: são 64m² de área verde distribuídos em diversos parques pela cidade. Cada um mais interessante do que o outro. Mas pra começar é bom conhecer o Parque Tanguá, o Parque Barigui e também o Tingui.

Outro lugar que não pode ficar de fora da sua viagem para Curitiba é o museu Oscar Niemeyer (MON). O museu abriga obras de grandes artistas brasileiros e o ingresso custa apenas vinte reais.

Também não deixe de visitar a feira do largo da ordem. Ela acontece aos domingos, tem uma culinária rica e muitas antiguidades. Importante sair com pelo menos uns brindes de lá para não esquecer dessa fantástica experiência.

Cordisburgo – MG

Gruta do Maquiné
Foto: Mauricio Oliveira

Cordisburgo é uma cidade pequena que tem um bom clima praticamente o ano inteiro. Apesar de não ser tão citada como Mariana ou Ouro Preto, ela também tem muito a oferecer. Uma opção de passeio imperdível é pelo zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund, que tem animais de cimento.

É em Cordisburgo que fica o Museu Casa Guimarães Rosa. O grande autor da literatura brasileira morou nessa casa até seus nove anos. Lá também tem objetos importantíssimos da vida de Guimarães Rosa, como seu certificado da Academia de Letras, sua famosa gravata borboleta e sua máquina de escrever. Nesse museu você também acha um grupo que encena trechos de Miguilim, uma das obras mais importantes do autor.

Nesta cidade também tem cachoeiras e a gruta que é o berço da paleontologia brasileira: a Gruta de Maquiné. Ela possui mais de 650 metros de muita aventura pra explorar.

Caparaó – ES

Hidrolândia - A Casa do Mochileiro


Como falar dos lugares que você tem que conhecer no Brasil sem citar o esplêndido Caparaó? Apesar de muito conhecido pelo
Pico da Bandeira, o Caparaó é muito mais do que isso. Ele é rico em trilhas e cachoeiras e ainda tem o Parque Nacional do Caparaó que é encantador.

O Caparaó é um lugar que com certeza mora no meu coração e no de todos que visitaram lá. Entre as principais atrações temos a Cachoeira de Fumaça e o Hidrolândia Parque. Com certeza são cenários imperdíveis para fotos, e proporcionam experiências incríveis aos turistas. Este lugar é tão rico em pontos turísticos que fizemos um post só sobre ele aqui.

Chapada Diamantina – BA

Foto da Chapada diamantina
Image by emmanuell7art1 from Pixabay

A Chapada Diamantina é cheia de trilhas, grutas, vales e montanhas que trazem experiências únicas, principalmente para quem é fã de uma aventura.

Não tem como deixar passar a oportunidade de conhecer as grutas Lapa Doce e Pratinha. A primeira tem um paredão de 72 metros de altura que oferece uma bela escalada íngreme para entrar. Já a Gruta da Pratinha a entrada é por uma pequena trilha ou tirolesa e tem um lindo túnel com formações rochosas e peixes.

Quem é fã de História também vai se divertir muito nesse local. A Galeria Arte e Memória está em meio as ruínas das casas garimpeiras e conta uma rica diversidade de memórias da cidade.

Domingos Martins – ES

Domingos Martins -ES
Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Domingos Martins é uma cidade com forte influência europeia e muito romântica. Uma das favoritas dos casais e das famílias. Com várias festas típicas a cidade também é poderosa na sua culinária e cenários que parecem ter saído de um lindo quadro.

Um dos lugares mais conhecidos é a Rota do Lagarto, de lá você consegue ver a famosa Pedra Azul, fazer uma variedade de trilhas e ter acesso a piscinas naturais.

O Sítio Herança Agroturismo também é um passeio que você não pode deixar de fazer em Domingos Martins. Lá o visitante tem contato direto com a produção de morangos, pode participar da colheita e até mesmo escolher os morangos que quer levar pra casa.

Outro lugar muito procurado nessa cidade é o Hotel Fazenda China Park. Lá tem um parque aquático em que você não precisa ser hóspede para se divertir nas atrações que são muitas: teleférico, tirolesa, centro de vivência, um restaurante maravilhoso e muito mais.

Fortaleza – CE

FORTALEZA
Image by Attraction Magazine from Pixabay

Cheias de atrações tanto para o dia quanto para a noite, a cidade de Fortaleza deixa qualquer um boquiaberto com seus restaurantes, praias e sua cultura magnífica.

E nada como iniciar o dia caminhando na Avenida Beira Mar aproveitando a Orla e os lindos bairros nobres. E quem sabe também aproveitar um passeio de buggy por belas paisagens.

O que não falta na capital cearense são praias, uma mais linda do que a outra. Tem a praia de Meireles, a de Macuripe, a de Iracema e muitas outras. E para quem prefere piscinas, também há muitos parques aquáticos, todos perfeitos para aliviar o calor e tirar muitas fotos.

Florianópolis – SC:

Florianópolis
Image by Ricardo Neves from Pixabay

Não precisamos entender muito do turismo brasileiro pra saber que Florianópolis é lindo. E pensa em uma cidade bem cuidada? E como em todo o Brasil o que não falta nesta cidade são lugares que realmente valem a pena conhecer.

Nada como começar um passeio conhecendo a culinária local, certo? O Mercado Público de Florianópolis é um ótimo lugar para você fazer isso. Logo depois vale conhecer o Mirante Morro da Cruz e aproveitar a linda vista.

Em Florianópolis há dezenas de praias e todas são lindas, e também há piscinas naturais. Uma maravilhosa é a da Barra da Lagoa e o acesso é por uma trilha. E para os fãs de trilha, indico a trilha da Lagoinha do Leste e a trilha do Gravatá, são realmente de tirar o fôlego.

Alto Paraíso de Goiás- GO

Alto Paraíso - GO
Fonte da imagem: https://www.guiadoturismobrasil.com/

O lugar é místico e você começa a se encantar logo no portal da cidade. Ele simula uma nave espacial perfeita para as fotos. Logo depois, visite a Fazenda São Bento. A entrada é paga, mas vale a pena: lá tem cachoeiras, pequenas piscinas naturais e uma beleza que impressiona muito.

Quem vai para Alto Paraíso de Goiás não pode deixar de conhecer o Vale da Lua. Esta cachoeira se chama assim porque as suas rochas lembram a lua, e só isso é motivo suficiente para entendermos o porquê desse lugar ser tão imperdível, certo?

Lugares para conhecer no Brasil: destinos para todos os gostos

Como vimos, nosso país tem belezas que valem a pena conhecermos. Cada estado tem uma cultura tão diferente que nem parece o mesmo país, mas há aqueles hábitos que nos igualam e lembram que somos todos a mesma nação.

Não é exagero dizermos que no Brasil temos destinos para todos os gostos. A nossa pluralidade se reflete não somente na cultura, é possível notá-la claramente no turismo.

Já foi a algum desses lugares? Ficou curioso para visitar um dos destinos? Comente aqui ou em nossas redes sociais: o que achou desses lugares para conhecer no Brasil?

Instagram: @acasadomochileiro

Facebook: acasadomochileiro

Leia também:

Deixe o seu comentário

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

CNPJ: 37.227.239/0001-09
A Casa do mochileiro 2020 © Todos os direitos reservados. Design by weHAVIT

×
×

Carrinho