Ecoturismo no Caparaó: tudo o que você precisa saber sobre o tema

ECOTURISMO NO CAPARAÓ - A CASA DO MOCHILEIRO

Se você é amante da natureza provavelmente valoriza o ecoturismo tanto quanto eu. Curtir a natureza de forma sustentável e responsável é uma obrigação quando pensamos em preservar o patrimônio natural e cultural dos destinos que visitamos com os hóspedes da Casa do Mochileiro.

Hoje o ecoturismo é ramo que mais cresce dentro do segmento do turismo. Segundo dados do Governo Federal, o turismo ecológico apresenta crescimento que varia de 15 a 25% ao ano, enquanto o turismo tradicional cresce 7,5%. Ou seja, cada vez mais as pessoas buscam um contato maior com a natureza de forma que promova sua conservação.

O que é ecoturismo?

O ecoturismo foi assim definido no Acordo de Mohonk, realizado nos Estados Unidos em 2000:

O Ecoturismo é Turismo Sustentável em áreas naturais, que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas e que promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais.

No conceito apresentado acima um fato fica claro: visitar áreas naturais por si só não é ecoturismo. Existem princípios que o turismo ecológico traz e que precisam ser respeitados. Dentre eles:

  • as experiências com a natureza devem ser acompanhadas de ações que incentivem o aprendizado sobre o local e o respeito a ele;
  • conscientizar sobre os aspectos sócio-culturais da localidade;
  • promover a conservação das áreas naturais e proteger a biodiversidade;
  • gerar benefícios econômicos, sociais e culturais para as comunidades locais;
  • minimizar eventuais impactos que sejam negativos, tanto para o ambiente natural quanto para a comunidade.

Como vimos, o ecoturismo aborda aspectos que pertencem a três eixos principais:

  • meio-ambiente;
  • estrutura sócio-cultural;
  • economia.

Atividades do turismo ecológico

O ecoturismo traz muitas possibilidades de atividades que podem te ajudar a criar o seu roteiro personalizado de viagem. Você pode visitar locais que possibilitam a observação da fauna e da flora, acompanhado de um guia que conhece bem a região, por exemplo. Ou pode optar por caminhadas e trilhas por locais que apresentam muita história para contar.

A Região do Caparaó é um ótimo exemplo de local para praticar o ecoturismo. Não faltam histórias e atividades para os turistas que são amantes da natureza e que querem contribuir para sua preservação.

Você pode conhecer cachoeiras; acampar a noite e se permitir ficar um pouco offline para contemplar o céu estrelado; pode visitar fazendas produtoras de café e aproveitar um bem quentinho feito só para você!

Infelizmente ainda temos turistas e nativos que não possuem essa consciência de preservação. Seria mentira dizer que não encontramos pelo caminho sinais de degradação causadas por outras pessoas.

Mas na Casa do Mochileiro, busco conversar com os hóspedes antes de iniciarmos o roteiro personalizado que ele criou sobre as características dos locais para onde estamos indo.

Dessa forma, já saímos preparados para não deixarmos lixo no caminho nem impactarmos negativamente algum patrimônio local. Enquanto guia nativo do Caparaó, vejo isso como uma obrigação de minha parte.

Felizmente, não tenho problemas com quem se hospeda aqui, isso mostra que os turistas que optam pela Casa do Mochileiro querem mais que uma viagem, querem vivenciar uma experiência única e também deixar um legado positivo em nossa região.

Experimente o ecoturismo

Experimentar práticas dentro do turismo ecológico é deixar marcas positivas tanto para o meio-ambiente quanto para as comunidades locais. Isso sem contar no bem que nos faz. Quem não se sente bem após fazer uma ação que ajudou direta e indiretamente alguém ou a algo?

Acredite, é gratificante sair de uma atração turística com a consciência tranquila por ter curtido os momentos e ainda ter contribuído para sua conservação. A sensação de estarmos fazendo nossa parte é indescritível.

Muitas pessoas vivem do ecoturismo no Caparaó, ou seja, há uma rede de pessoas e organizações que se preocupa com o bem-estar ambiental e cultural da Região do Caparaó. E todo o turista que chega aqui disposto a praticar o ecoturismo incentiva nosso trabalho Nos dando ainda mais forças para continuar.

Costumo dizer que na Casa do Mochileiro o nosso roteiro é fora da rota. Digo isso porque gosto de mostrar outras opções de atrações além das tradicionais. É muito bom quando um turista que acompanho descobre algo que ele jamais pensou em pesquisar no Google ou em uma agência.

É sempre pensando nos três eixos do turismo sustentável e ecológico que criamos nossos roteiros. E claro, pensando nas lembranças e no legado que você terá e deixará no Caparaó.

Destinos mais buscados na Casa do Mochileiro por quem ama turismo ecológico

Hidrolândia parque

O lugar é procurado por pessoas que buscam lugares paradisíacos pra banhos de cachoeiras, boa comida, caminhadas na mata, camping e o frio típico da Região do Caparaó (ES/MG)! Clique aqui e saiba mais neste post.

Vale Encantado

Para os amantes de cachoeiras e piscinas naturais, conhecer o Vale Encantado será um presente. É neste vale que há a maior cachoeira do Parque Nacional do Caparaó, a Cachoeira Bonita. Ficou curioso? Cliquei aqui e confira mais detalhes.

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira não é apenas o terceiro pico mais alto do Brasil. Ele é um símbolo do Caparaó e de toda sua gente. É como um talismã natural que nos traz proteção, alívio e refúgio.

Cachoeira do segredo

O Camping, Chalé e Cachoeira do Segredo está localizada na Rota das Cachoeiras em Iúna/ES, um trecho de aproximadamente 18Km de estrada de terra entre a BR-262 (KM 196) e a divisa dos estados de ES/MG. A propriedade é uma excelente opção pra quem procura banhos de cachoeiras. Confira mais informações neste post de nosso blog.

Caso queira mais informações, você pode entrar em contato comigo pelo e-mail ulissesmochileiro@gmail.com. Além disso, se você quer praticar o ecoturismo na Região do Caparaó, pode fazer sua reserva acessando esta página.

Siga a Casa do Mochileiro em nossas redes sociais:

Instagram: @acasadomochileiro

Facebook: acasadomochileiro

Leia também:

Deixe o seu comentário

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

CNPJ: 37.227.239/0001-09
A Casa do mochileiro 2020 © Todos os direitos reservados. Design by weHAVIT

×
×

Carrinho