Caparaó, o Paraíso das Águas Claras, por Caminha Gente

Márcio, Ghaidy e Roger, viajar

REGIÃO DO CAPARAÓ O PARAÍSO DAS ÁGUAS CLARAS. 

Meu amigo, se você está lendo esse artigo, é porque VOCÊ, assim como nós do Blog Caminha Gente, gosta de viajar, conhecer lugares extraordinários, adquirir conhecimento e fazer novas amizades.

Portanto, esse artigo é a chave para você ir a um desses lugares que valem a pena conhecer e passar dias cheios de conhecimentos e trocas de experiência. 

Confira abaixo o que você vai encontrar ao visitar a REGIÃO DO CAPARAÓ O PARAÍSO DAS ÁGUAS CLARAS.

CONFIRA NOSSAS DICAS PARA VOCÊ IR CONHECER A REGIÃO DO CAPARAÓ 

REGRESSO A UM PEDAÇO DA MINHA INFÂNCIA

Creio que você já deve ter escutado falar da região do lindo Caparaó, não é mesmo?

Pois bem, é nela que se encontra uma grande e farta fauna com diversas cachoeiras de águas cristalinas que dão a impressão de não ter um fim, tipo, aquelas histórias contadas no clássico Sítio do Pica Pau Amarelo. 

Aliás, da última vez que visitamos a região, foi a lembrança da minha infância que veio a minha memória, parecia fazer parte de uma das histórias clássicas de Monteiro Lobato quando se refere ao episódio “O Reino das Águas Claras”. 

Daí, fico pensando, como existem fatos que marcam nossas vidas na infância e quando adultos, vem à tona em nossas mentes quando vivemos ou presenciamos uma situação que nos remete a elas.

Mas, relatei isso, para que você tenha a noção de como a região do Caparaó é extraordinária. 

A visita vai valer a pena em cada segundo que você estiver por lá. 

O QUE A REGIÃO TEM PARA OFERECER A SEU VISITANTE?

pôr do sol no Caparaó

Além de uma exuberante beleza natural como suas cachoeiras, rios de águas claras e frias, o Caparaó também oferece muito lazer para famílias e grupos que procuram uma maior convivência e experiência com a natureza e as pessoas que por ali moram e fazem com que ela se torne ainda mais especial. 

Além disso, você encontra muito da culinária local que também possuí um pouco das raízes mineiras que rondam a cidade como as deliciosas broas de milhos e melado, deliciosos queijos, leite de qualidade e comidinhas de dá água na boca, além dos excelentes cafés especiais.

A região é rica em todos os aspectos, tanto quando o assunto é empreendimentos, quanto a se ter uma experiencia mais intima com a natureza.

QUANTOS MUNICÍPIOS FORMAM A REGIÃO DO CAPARAÓ?

Algumas pessoas ficam “Meio Perdidas” quando o assunto é esse, mas vamos te mostrar que a região é formada por diversos municípios e que cada um tem algo de surpreendente para apresentar. 

CIDADES QUE FORMAM O CAPARAÓ

Como a região é formada por diversos municípios, escolher, se torna até difícil, pois cada um tem um atrativo especial para ser explorado por quem o visita.

O Caparaó é formado pelos seguintes municípios:

  • Alegre
  • Dores do Rio Preto
  • Divino de São Lourenço
  • Jerônimo Monteiro
  • Iúna 
  • Ibatiba
  • Ibitirama
  • Irupi
  • Guaçuí 
  • Muniz Freire
  • São José do Calçado

Enquanto do lado mineiro, bem agarradinho com o nosso Espírito Santo fica os municípios de Espera Feliz, Caparaó, Alto Caparaó e Alto Jequitibá. 

Seja do lado Capixaba ou do lado Mineiro, cada uma merece sua visita, pois todas são especiais. 

O QUE CADA UMA TEM PARA APRESENTAR

Agora vamos te apresentar o que algumas tem de especial para que, VOCÊ, tenha a curiosidade e o desejo de ir conhecer o paraíso das “águas claras”.

DORES DO RIO PRETO

Sabe aquele cantinho especial com casinhas antigas, lugar pacato e gente que fica à beira da janela observando a vida passar sem pressa?

Assim é Dores do Rio Preto a cidade aos pés do atrativo mais famoso da região, o Pico da Bandeira. 

Aliás, ele é um dos motivos, pelo qual, a região recebe diversos visitantes que desafiam seus respeitosos 2.892 metros de altitude. 

O município recebe praticantes de esportes radicais que desejam desafiar a grande montanha por possuir diversas escalas de dificuldade, inclusive, o de enfrentar a falta de oxigênio durante o trajeto até o ponto máximo, o pico da montanha.

Mas, diversas pessoas relatam que o desafio te faz ver o quanto você é capaz de enfrentar os medos e ter como recompensa o belo nascer do sol lá de cima.

Além disso, o município possui Pedra Menina que é o portal de entrada para o Parque Nacional do Caparaó, por lá, você encontra diversos estabelecimentos como Pousadas, Restaurantes, Pubs, Hamburguerias e até o primeiro Cama e Café do Brasil, o Paineiras.

Outro ponto bem legal que não pode passar despercebido é a Fazenda Três Estados que faz parte da história de desenvolvimento da região e que possui uma curiosidade bem legal, o encontro dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Tudo em Dores é encantador, cheio de beleza e cercado de muita história, vale conhecer esse paraíso. 

DIVINO DE SÃO LOURENÇO

Talvez, não esteja se familiarizando com o nome do município, mas se eu te disser que é ali que fica um dos mais conhecidos pontos do Caparaó?

Isso mesmo, é lá que fica localizado a vila chamada Patrimônio da Penha um paraíso para quem gosta de uma vida mais naturalista, sem muitos paradigmas e cercado por muita natureza. 

A vila é um dos pontos marcados para quem gosta de trilhas em meio as inúmeras cachoeiras que se encontram por lá.

Além disso, a vila possui diversos empreendimentos como hostel, pousadas e campings. Para aqueles que gostam de um barzinho, música ao vivo e trocar uma ideia, Patrimônio da Penha também possui essa opção.

Outra dica, é visitar o vilarejo quando acontece por lá o Penha Roots, um festival de música que reúne bandas de diversas partes do Brasil. 

Pronto, a dica está dada, agora é arrumar as malas e ir conhecer esse lugar incrível. 

GUAÇUÍ

Guaçuí

Visitar Guaçuí e fazer uma visita entre as décadas de vinte e sessenta, pois fomos surpreendidos com o que encontramos por lá.

A cidade já foi uma importante ponte de ligação entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, pois já possui uma das mais movimentadas e importantes estradas férreas que já existiu. 

Nela, já passaram passageiros importantes como governadores, senadores e artistas que fizeram sucesso como Martinha, Elba Ramalho e Nelson Gonçalves na década de sessenta e setenta, entre outros. 

Aliás, um dos pontos marcantes que fizeram parte desse importante fato da história da cidade é o Hotel Minas Gerais, que até hoje, recebe hospedes e está a embelezar ainda mais o centro da cidade. 

Além disso, a cidade possui pontos turísticos importantes como o Cristo Redentor que é um importante marco da cidade em um alto monte e Igreja Matriz São Miguel Arcanjo que impressiona, não só com sua arquitetura Neo Gótica, mas também, com seu interior que impressiona. 

Portanto, saiba que indo visitar Guaçuí vai encontrar não só beleza, mais também história e relíquias encantadoras. 

IÚNA

Iúna

Bem vindos a uma das regiões mais frias do Caparaó, Iúna.

Localizada bem ao sul do Estado, o município é rico quando o assunto é rios, cachoeiras e turismo de experiência. 

Além dos diversos empreendimentos que o município oferece ao visitante, possuindo um leque bem diversificado atendendo a muitos estilos de viajantes. 

São hotéis, pousadas, hostels e até Casa de Mochileiro que anda fazendo a cabeça de quem quer ter uma experiência mais intimista e deseja compartilhar informações sobre esse estilo de viagem que faz parte da vida de muita gente que viaja, não apenas por viajar, mas, que pretende adquirir conhecimento e trocar qualidade por vivencias. 

Tivemos essa experiência na Casa do Mochileiro e foi surpreendente, pois acabamos conhecendo o Ulisses, um mochileiro nato que deseja compartilhar suas experiências na estrada com quem estiver disposto a muita conversa e convivência em sua deliciosa casa que é uma hospedagem barata, confortável e rica em detalhes.

Por lá, você vai, aprender a compartilhar, ter amigos e conhecer lugares de Iúna que nem imagina conhecer e chegar, já que a Casa do Mochileiro, oferece passeios por diversas regiões do município e até mesmo te apresenta outros empreendimentos como as casas de cafés especiais, fazendas e te leva aos mais famosos lugares que você deseja conhecer como Hidrolândia.

Conhecer Iúna é uma viagem que proporciona experiências para se guardar na bagagem eterna de memórias.

IBATIBA

Ibatiba

Bem-vindo a Terra dos Tropeiros, isso mesmo, esse município possui raízes bem fortes com os famosos tropeiros mineiros que desbravaram a região vendendo seus produtos, trazendo riquezas para a região e firmaram raízes que perpetuam até os dias de hoje.

Raízes essas que fazem parte da cultura e do dia a dia dos moradores da cidade que se orgulham de sua região. 

Conhecer Ibatiba é como se estivéssemos em uma pequena cidade de Minas Gerais, o jeito de falar, a prosa trocada e até mesmo o jeito de abreviar as palavras, te remete a nossa querida vizinha Minas Gerais. 

Por lá você encontra cachoeiras de águas claras, empreendimentos como pousadas e muita natureza que surpreende com as belas serras que cercam a cidade.

Aliás, aos que gostam de um friozinho, a região é bem propícia para quem deseja temperaturas mais baixas a dois e dias debaixo do edredom. 

Vale a pena conhecer por lá:

  • Parque dos Sonhos e sua bela cachoeira de águas claras, 
  • Tomar um café com gostinho mineiro no Café Teeiro.
  • Se deliciar com os Biscoitos de Polvilho Frito e a culinária do Restaurante Vó Rosinha.

A cidade também é conhecida como Trop Love, por receber seus visitantes com muito amor e atenção.

IBITIRAMA

Ibitirama

Esse é o município conhecido como o Paraíso das Águas.

A cidade oferece um leque de oportunidades para quem deseja contato bruto e pé no chão com a natureza.

É nessa região que ficam as vilas mais desejadas pelos turistas, por possuir águas incrivelmente translúcidas e incríveis cachoeiras.

Visitamos a região e podemos te afirmar que é lá que o Caparaó mais apresenta sua beleza e encantamento, pois é nessa região que se encontram as vilas: Pedra Roxa, Santa Marta, Cachoeira do Chiquito e Cachoeira Água Limpa. 

Ao visitar essa região você vai se encantar e voltar para a realidade se torna quase impossível. 

IRUPI

Quer conhecer um lugar onde a poluição passa bem longe e o tempo parece parar?

Então você deve conhecer o município de Irupi, um cantinho que faz parte do Caparaó e que você deve fazer uma visita sem pressa. 

A cidade é pequena e aconchegante e apresenta diversos pontos para você ir visitar:

  • Café Mulata: um lugar que oferece um café especial com aroma e sabor único.
  • Cruzeiro da Cidade: esse cantinho é para se ver a cidade de um outro ponto de visão. 
  • Gruta do Quirino: Possuí uma história interessante que faz parte da história da Guerrilha do Caparaó, a visita vale a pena e é gratuita. 
  • Cachoeira do Chiador: Contato com a natureza e que promete te encantar. 
  • Pedra da Tia Velha: Essa dica é para os aventureiros de plantão que estão dispostos a enfrentar uma trilha de tirar o folego e uma subida de 3 horas em meio a natureza. 
  • Casarão dos Lagos: Um casarão lindo que possui restaurante de uma família simpática que sabe receber bem seus visitantes e contar a história desse cantinho especial.

JERÔNIMO MONTEIRO

O sexto menor município do Espírito Santo tem grandes atrações e um título merecedor de aplausos, pois também é conhecido como o maior produtor de laranja do estado, além disso, possui o único Museu de História Natural do Estado o MUSES-UFES e um potencial para o agro turismo que deve ser melhor explorado. 

A cidade é um encanto e possui moradores simpáticos e dispostos a te dá informações e a apresentar a cidade. 

Além disso, a cidade possui uma história que pode ser visita através da centenária Fazenda Gioconda que está de portas abertas para quem desejar conhecer sua história que tem importância e agrega valor à região. 

A propósito, a visita a fazenda também pode te proporcionar um delicioso banho de bica a beira da estrada que recebe as águas da cachoeira que se encontra mais acima da sede da propriedade, a Cachoeira Gioconda. 

No local, é possível encontrar um Museu com a história da família Gioconda, a bela igrejinha que atende a comunidade que mora e ainda trabalha na fazenda, além de poder observar a bela natureza que cerca o local. 

MUNIZ FREIRE

O município de Muniz Freire é conhecido como a “Cidade da Amizade”, dizem que quem vem a cidade sempre sai com um novo amigo. 

Ao visitar a região você irá se deparar com diversos atrativos encantadores como a Cachoeira do Rio Pardo que pode ser vista de um alto morro, já que, infelizmente ela está em uma área particular da CESAN. 

Também poderá viajar em um dos locais que mais chama a atenção a Fazenda Escravocrata que fica as margens da rodovia e que hoje permanece adormecida. Segundo historiadores da região a fazenda tem mais de 110 anos e foi um dos cenários da escravidão no Brasil.

Andar por seu largo terreno, visitar onde era a senzala e onde até hoje está de pé a casa de máquinas que abastecia todo o casarão com água da própria represa é conhecer um pouco da história daquela época. 

SÃO JOSÉ DO CALÇADO

São José do Calçado

O município conservar sua história através das casas históricas e prédios espalhados pelas ruas da cidade.

Acaba se tornando uma viagem no tempo e quem é mais velho, se identifica tanto com a cidade que deve dar vontade de ficar ali, sentindo a nostalgia do lugar. 

São José do Calçado é incrível e apresenta ao mesmo tempo história e belezas naturais que encantam os visitantes. 

Por lá, além das belas casas e prédios históricos você também vai conhecer alguns pontos marcantes: 

  • Usina São José: uma construção da época de Getúlio Vargas que hoje se encontra em ruinas e que proporciona diversas fotos incríveis e a diversão para os praticantes de Paintball. 
  • Primeira Igreja Presbiteriana do Espírito Santo: Mantendo a fachada original a igreja é um dos pontos que mais chama a atenção de quem passa próximo ao Colégio Manoel Franco no centro, além de sua histórica como pioneira em um município onde só existia a religião católica. 

VALE A PENA CONHECER A REGIÃO DO CAPARAÓ

Márcio e Ghaidy Sorrindo

Olha, visitamos todos esses municípios, tivemos convivência com muitos moradores e fomos a cantinhos desconhecidos por muitos capixabas para trazer um pouquinho do que o Espírito Santo tem de melhor para apresentar. 

O Caparaó é um dos pedaços encantadores que fazem parte das montanhas do Estado e que já fez a cabeça de muita gente de cidade grande.

Planeje-se e vá visitar esse paraíso que te remete a pedacinhos da infância, momentos na casa de vó e fantasias em meio a natureza. 

Seja bem Vindo ao Paraíso das Águas Claras. 

Caminha Gente: www.caminhagente.com.br

Redes Sociais: YouTube

Leia também:

Deixe o seu comentário

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

CNPJ: 37.227.239/0001-09
A Casa do mochileiro 2020 © Todos os direitos reservados. Design by weHAVIT

×
×

Carrinho