5 Maravilhas do Caparaó: um lugar de natureza exuberante

5 Maravilhas do Caparaó

Famosa principalmente pelo Pico da Bandeira, a Região do Caparaó traz muitas outras maravilhas para turistas do mundo todo. Um lugar de beleza única, paisagens surpreendentes e de natureza exuberante. Para alguns, o Caparaó é místico e o lar do nascer do sol mais bonito do Brasil.

Um ponto em comum na opinião de quem conhece essa região é que vale a pena visitar e conhecer suas atrações e sua gente. E é com orgulho que a Casa do Mochileiro é filha do Caparaó, mais precisamente do Caparaó Capixaba.

Além de abrigar o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Caparaó oferece para os seus visitantes e para os nativos desta terra um conjunto de atrações que vão do montanhismo às piscinas naturais.

1 – Parque Nacional do Caparaó

Terreirão - A Casa do MochileiroNa divisa de Minas Gerais e Espírito Santo fica o Parque Nacional do Caparaó, um dos mais famosos destinos da região. O parque oferece aos visitantes a chance de fazer caminhadas e trilhas. Além disso, você pode tomar banho em belas cachoeiras e curtir a noite estrelada em umas das áreas oficiais de acampamento.

O Parque Nacional do Caparaó tem cerca de 80% de sua área no Espírito Santo, ele é destino certo para os amantes de montanhismo. Engana-se quem pensa que nele há apenas o Pico da Bandeira para ser explorado. Há outros picos que merecem destaque, por exemplo: o Pico do Cruzeiro (2.852 m.) e o Pico do Calçado (2.849 m.).

Para acesso ao Parque, existem duas portarias. Uma fica no município mineiro de Alto Caparaó e a outra em Pedra Menina – um distrito de Dores do Rio Preto (ES).

Mas não é apenas a paisagem e a natureza que merecem menção. O Parque possui uma estrutura que beneficia a experiência do turista. Por exemplo, existem trilhas com ótimas sinalizações e que possuem níveis de dificuldade variados.

Ou seja, você pode fazer caminhadas auto guiadas pelo Parque e contemplar toda a sua beleza em um momento apenas seu. Ou pode fazer com um acompanhamento de um guia experiente que ajudará você a conhecer os mistérios e encantos do Caparaó. Além disso, há áreas com banheiros, lava-pratos e até mesmo churrasqueiras!

Como descreveu um usuário do Tripadvisor ao comentar sua experiência no Caparaó:

ele é um lugar limpo, mágico e bom para ir a dois, em família ou sozinho“.

E caso queira mais informações, você pode acessar o site oficial do Parque Nacional do Caparaó ou entrar em contato conosco.

2 – Cachoeira da Fumaça – Alegre/ES

cachoeira da fumaça

Localizada em Alegre (ES), a Cachoeira da Fumaça dá nome a um bonito Parque Estadual (PECF). Ela possui cerca de 140 metros de queda e encanta a todos que chegam perto e podem vislumbrar seu espetáculo. Não há como ser indiferente à imagem exuberante da cachoeira que desce em grande volume formando “fumaça”, como podemos ver na foto da Camila Costa.

No Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça há mais atividades que você pode fazer. Um bom exemplo disso é pegar uma bike e ir pedalando pela trilha que leva até a cachoeira. Ou seja, além da atividade física em si, que ajuda a eliminar toxinas do corpo, você vai aproveitar toda a paisagem do PECF.

O PECF fica distante aproximadamente 33 quilômetros da sede de Alegre e cerca de 228 quilômetros de Vitória, capital do estado. A visitação é aberta e não precisa de agendamento. Se você quer um lugar para fugir da correria dos grandes centros urbanos, vale a pena visitar esse destino.

 

 

3 – Vale Encantado – Alto Caparaó/MG

Vale Ancantado - A Casa do MochileiroPara os amantes de cachoeiras e piscinas naturais, conhecer o Vale Encantado será um presente. É neste vale que há a maior cachoeira do Parque Nacional do Caparaó, a Cachoeira Bonita.

Seu volume d’água corre por um paredão formando uma queda de 80 metros de altura. E se não bastasse, ela forma vários poços após sua queda. Eles possuem profundidade o suficiente para você se deliciar em um bom banho. Perfeito, não?

O Vale Encantado tem muitas quedas d’águas em toda sua extensão e inúmeros poços de água cristalina. O nome do parque é mais que merecido, acredite.

As visitas podem ser feitas tanto com ou sem o auxílio de guias. É bom lembrar que até a data de publicação deste post o horário normal para visitação é de 08:00 às 18:00, com entrada franca.

Uma dica para você anotar é a seguinte: priorize visitar o parque nos meses de menos chuva. Levando em conta o clima da região, o melhor período é o que vai do mês de maio a agosto.

4 – Hidrolândia – Iúna/ES

hidrolândia - a casa do mochileiroGosta de poços naturais para se banhar e tirar belas fotos? Então você precisa conhecer Hidrolândia Parque. Este destino reserva cachoeiras e poços de águas límpidas que ajudam a tornar sua experiência inesquecível.

Muitos dos turistas que se hospedam na Casa do Mochileiro já chegam pensando em Hidrolândia. Alguns deles respondem que conheceram esse ponto turístico por pesquisas na internet. Mas a grande maioria tiveram boas indicações de amigos e/ou parentes que já visitaram Hidrolândia em oportunidades anteriores.

Seja por pesquisas ou por referência, Hidrolândia figura como um dos destinos mais buscados na Região do Caparaó. E por isso, levar os turistas que se hospedam na Casa do Mochileiro até suas cachoeiras e poços d’água é quase uma tradição em meu roteiro como guia.

Você vai se impressionar com os poços, que não são tão rasos como pode imaginar. Alguns são bem profundos e possibilitam bons saltos das pedras ao redor. Dessa forma, aquele mergulho cheio de adrenalina após um salto estará garantido.

5 – Pico da Bandeira – um símbolo do Caparaó

Caparaó - A casa do Mochileiro - Autoria da Imagem: Elis
Fonte: www.instagram.com/eliscarla24/

O Pico da Bandeira não é apenas o terceiro pico mais alto do Brasil. Ele é um símbolo do Caparaó e de toda sua gente. É como um talismã natural que nos traz proteção, alívio e refúgio. Uma das maiores alegrias que tive como mochileiro e como guia foi a de conquistar o seu topo.

Chegar no topo do ponto mais alto de toda a Região Sudeste é uma sensação indescritível. Um fato muito comum que vejo nos turistas que acompanho é como eles ficam atônitos e maravilhados quando alcançam esse feito. E te garanto, não faltam motivos para isso.

Um dos maiores atrativos do Pico da Bandeira é sem dúvida o nascer do sol. É um espetáculo da natureza muito marcante e que faz valer a pena cada passo dado na trilha, como podemos ver na foto do meu amigo Willian Roberto.

Venha conhecer o Caparaó

Depois de te apresentar cinco maravilhas do Caparaó, fica o convite para você, sua família e amigos: venha conhecer a Região do Caparaó e suas atrações. Tenho certeza de que não vai se arrepender, muito pelo contrário.

Aproveito para deixar algumas dicas do que vocês devem trazer na mochila. Basta clicar aqui e acessar a lista que fiz com base em minhas experiências ao longo destes anos como mochileiro e como um guia nativo do Caparaó.

Siga a Casa do Mochileiro em nossas redes sociais:

Instagram: @acasadomochileiro

Facebook: acasadomochileiro

Leia também:

Deixe o seu comentário

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

Ulisses Mochileiro

Ulisses

Fundador da Casa do Mochileiro

CNPJ: 37.227.239/0001-09
A Casa do mochileiro 2020 © Todos os direitos reservados. Design by weHAVIT

×
×

Carrinho